As 3 necessidades básicas do Ser Humano

amar e ser amado

Todos nós temos muitas necessidades pessoais que devem ser supridas, mas há pelo menos três necessidades básicas que todo ser humano precisa ser correspondido na vida. Se uma pessoa tem alguém que atenda a estas três necessidades, então cresscerá em equilíbrio e harmonia consigo mesmo e produzirá resultados surpreendentes durante sua jornada. 

Imagine você querendo falar e não ter ninguém para lhe escutar e compreender? O que você sentiria se ninguém se importasse com o que você faz, ou não tivesse alguém que reconhecesse seus esforços e, além disso, nunca escutasse as palavras ‘Eu te amo’ , ou não sentissse ser amado? E o que dizer da pessoa que somente recebe críticas ao errar, e nunca recebesse apoio?  Será que isso lhe soa algo familiar? Creio que todos já passamos por situações semelhantes. 

O que acabei de mostrar é exatamente o contexto que envolve as três necessidades básicas de um ser humano:

1 – Ser ouvido na essência; 2 – Ser notado, reconhecido e amado; 3 – Ter o direito de errar. 

Ser ouvido na essência – Todos nós temos momentos na vida que precisamos que alguém pare  e escute o que estamos sentindo, o que queremos dizer. Não falo de ouvir de qualquer forma, mas de ouvir na essência. Alguém que compreenda as entrelinhas, que perceba o verdadeiro sentido das palavras, e que preste atenção no fundo de nossa alma. Alguém que olhe em nossos olhos, que seja capaz até de ler os pensamentos latentes da alma, e que a todo instante estamos querendo colocar para fora.

Há momentos que, na verdade, não queremos a resposta pronta para os nossos problemas, mas estamos somente procurando alguém que demonstre interesse no que estamos querendo dizer. Não queremos ser julgados e mal interpretados por nossas palavras, mas sentimos a necessidade de encontrar alguém que tenhamos liberdade de conversar e que nos entenda. Essa é a nossa primeira necessidade básica.

Ser notado, reconhecido e Amado – Quantos já não passamos pela situação de chegar num lugar, e parecer que ninguém nos viu,  e que não deram importância à nossa chegada?  Ser notado é ter alguém que lhe dê a certeza de que você existe para essa pessoa. Ser reconhecido pelo valor que temos, pela vontade de crescer, de ser compreendido que desejamos ser a essência da melhor pessoa que podemos ser. É muito difícil estar num lugar onde as pessoas nunca reconhecem o valor dos seus esforços, nunca lhe dão os parabens pelo acerto. Ser correspondido pelo amor, ter carinho de alguém que se importa conosco, que nos cuida em nossos momentos de fraquezas e que nos ame com o amor incondicional. Todos necessitamos ser supridos no amor. 

Ter o direito de errar – A  priore, parace que quando falamos sobre o direito de errar, estamos dando asas para que vivamos nos desculpando pelos nossos erros, ou negligenciando uma vida correta diante dos princípios e valores que temos como pessoa. Mas na verdade o sentido aqui é compreender que os erros surgem na tentativa dos acertos. Creio que ninguém gosta de ser julgado e condenado pelos erros, mas que necessitamos ser compreendidos e apoiados nesta hora. Não falo em relação às pessoas que nunca reconhecem os seus erros, mas daquelas pessoas que erram e precisam de ajuda para se levantar, e não de pedradas que matam.

Compreender o direito de errar é entender que todos erramos,  que ninguém é perfeito e que todos somos iguais. Não há ninguém nesta terra, a não ser Jesus (o homem perfeito), que possa dizer que nunca errou. Então, da próxima vez que você ver alguém errando, estenda as mãos para levantá-lo. Pense que poderia ser você no lugar desta pessoa. Perdoe, compreenda, permita os erros dessa pessoa, e quem sabe assim também você se permita errar, e parar de ser tão duro consigo mesmo. Errou? Levante-se do chão, erga a cabeça, corrija os erros, seja mais humano, e siga em frente. 

One thought on “As 3 necessidades básicas do Ser Humano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s